terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Ensino Fundamental e professores realizam Confraternização final de 2012

Dando continuidade às celebrações natalinas na escola (a primeira foi a Confraternização da Educação Infantil, no dia 30/11), na manhã de ontem, 10, os professores Hermerson Saulo e Hermogenes - das turmas de 1º-2º Ano e 3º-5º Ano, respectivamente, juntamente com seus alunos fizeram uma belíssima confraternização natalina ao som de músicas, leitura de mensagens natalinas, realização de dinâmicas, exibição de vídeos, exposição de fotos e distribuição de lembrancinhas.
No mesmo dia, os professores reuniram-se no pátio da escola para confraternizarem-se também.
Realizou-se um almoço com comidas deliciosas preparadas por nossas zeladoras, Dona Dora e Dona Ana Cláudia. Nossa supervisora pedagógica, Profa. Fides Halina, também esteve presente e nos trouxe uma deliciosa sobremesa.
Confira imagens:
Nesses dias continuaremos nossas aulas de reforço (recuperações) e revisão de nosso PPP (Projeto Político-Pedagógico).
Desejamos a todos nossos alunos e a nossa comunidade escolar um FELIZ E SANTO NATAL! Que em 2013 estejamos todos juntos de novo!

Direto do IQE: O que há nas paredes da sala de aula?

Avaliações diagnósticas aplicadas aos alunos dos municípios ingressantes em programas do Instituto Qualidade no Ensino mostram que aproximadamente 60% dos concluintes do 5º ano do Ensino Fundamental não têm conhecimentos básicos das habilidades relacionadas a unidades de medida de tempo, ou seja, esses alunos não conseguem resolver problemas que envolvem o uso do relógio ou do calendário. No final do 6º ano, apenas 56% dos alunos avaliados reconhecem instrumentos de medida de tempo e os relacionam à passagem do tempo.
Se, por um lado, esses dados nos surpreendem se considerarmos que, diferentemente do que ocorria há algumas décadas, hoje a hora certa pode ser lida no aparelho celular, no painel do carro, nos eletroeletrônicos em geral, por outro, essa constatação sinaliza que não há um trabalho pedagógico sistematizado no que se refere ao eixo de grandezas e medidas, sobretudo quando o tema é o tempo.
Para compreendermos as razões dessa dificuldade é preciso observar alguns aspectos do ensino e da aprendizagem desse tema, analisando como são as situações didáticas escolhidas pelo professor e a que objetivos elas atendem. O ponto de partida dessa observação é a própria sala de aula, ou melhor, o que há em suas paredes.
Desde o início de sua escolaridade, os alunos estão habituados a consultar o calendário para anotar fatos significativos do cotidiano da comunidade em que estão inseridos, tais como as condições meteorológicas, os aniversariantes do mês, as festas cívicas e religiosas. Na parede da sala, predomina o calendário mensal, em que os alunos podem observar os dias da semana e quantos dias tem o mês em curso. No início do mês subsequente, o calendário é substituído e os procedimentos se repetem.
Essas constatações não são suficientes para que o aluno avance na construção das relações entre as unidades de medida de tempo. A sala de aula deve ser um ambiente em que calendários variados sejam, aos poucos, inseridos: os que deixam visíveis os doze meses do ano, os mensais e também aqueles em que a página é trocada diariamente, como uma agenda.
Um relógio digital e um de ponteiros também devem fazer parte de toda sala de aula, de modo a auxiliar os alunos a perceberem as semelhanças e diferenças entre eles. Além disso, o trabalho desenvolvido pelo professor não pode se restringir à simples leitura das horas. O aluno que sabe olhar para o relógio e concluir que são 9 horas e 15 minutos pode não saber informar quanto tempo falta para o meio-dia. Esse aluno pode ler as horas, mas não consegue determinar a duração de um acontecimento.
Os períodos do dia, os dias da semana e do mês, os meses do ano, as estações, vão se repetindo indefinidamente. Atividades adequadas com diversos modelos de calendários e de relógios contribuem para a percepção do caráter cíclico do tempo bem como para a ideia de intervalo de tempo.
Além do trabalho desenvolvido pelo professor em sala de aula, é fundamental que as famílias sejam estimuladas a recuperar um hábito que está cada vez mais em desuso: manter calendário e relógio em algum cômodo da casa, preferencialmente em altura que facilite o acesso e a consulta por parte das crianças, que irão atribuir maior significado às propostas escolares.

Cristina Luiza Garbuio
Supervisora Pedagógica de Matemática do
IQE – Instituto Qualidade no Ensino


Publicado em 28/11/2012, no Jornal O Dia (PI)

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Alunos do 2º Ano fazem Provinha Brasil

Na terça e quarta-feira (3 e 4 de dezembro) a turminha do 2º Ano, do Prof. Hermerson Saulo, fizeram a Provinha Brasil, que é uma avaliação diagnóstica do nível de alfabetização das crianças matriculadas no segundo ano de escolarização das escolas públicas brasileiras. Essa avaliação acontece em duas etapas, uma no início e a outra ao término do ano letivo - em nossa escola só aconteceu no fim do ano! A aplicação em períodos distintos possibilita aos professores e gestores educacionais a realização de um diagnóstico mais preciso que permite conhecer o que foi agregado na aprendizagem das crianças, em termos de habilidades de leitura dentro do período avaliado.
Conforme o Ministério da Educação (MEC), a partir das informações obtidas pela avaliação, os gestores e professores têm condições de intervir de forma mais eficaz no processo de alfabetização aumentando as chances de que todas as crianças, até os oito anos de idade, saibam ler e escrever, conforme uma das metas previstas pelo Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação
A Provinha Brasil é elaborada pelo Inep, e distribuída pelo MEC/FNDE para todas as secretarias de educação municipais, estaduais e do Distrito Federal. Assim, todos os anos os alunos da rede pública de ensino, matriculados no segundo ano de escolarização, têm oportunidade de participar do ciclo de avaliação da Provinha Brasil.

Fonte: INEP/MEC.

domingo, 2 de dezembro de 2012

Educação Infantil encerra atividades de 2012 com festinha

Na última sexta-feira, 30/11, as Professoras Eldânia (Infantil V) e Adília (Infantil IV) juntaram suas turminhas e fizeram uma festa para comemorar as atividades desenvolvidas ao longo desse ano letivo que, para essas crianças, chegou ao fim.

No período de 3 a 14/12 as professoras juntamente com nossa diretora irão organizar/reformular nosso Projeto Político Pedagógico.

Fazemos votos de que essas crianças tenham um bom fim de ano e que em 2013 continuem a alegrar e fazer nossa escola!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...