sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Concurso de Redação Tartarugas do Delta leva ganhadores para Trilha do Cavalo Marinho


O projeto Tartarugas do Delta realizou na tarde do último dia 20 um passeio pedagógico à trilha do cavalo marinho, localizada na praia de Barra Grande, município de Cajueiro da Praia, como resultado do concurso de redação lançado no mês de agosto sobre a temática “Imagine que você é uma tartaruga marinha e que está ameaçada devido às mudanças do meio ambiente e ações do homem”; onde foram selecionadas as 20 melhores cartas.
Segundo a coordenadora de Educação Ambiental do projeto, Francinalda Rocha, neste concurso tivemos a participação de escolas dos quatro municípios litorâneos do Piauí. As escolas ganhadoras foram: Unidade Escola Henrique Sertão, Escola Municipal Joana Darc, E. M. Dom Paulo, de Ilha Grande do Piauí; U. E. Edson da Paz Cunha, E. M. Frei Anastácio, E. M. Dr. Samuel Santos, Colégio Apoio, Escola de Aplicação Francisco Correia, Colégio Diocesano, E. M. Mario José de Menezes (representada pelo aluno Raimundo Nonato Teles dos Santos Filho e seu Prof. Hermogenes Barros), E. M. Mons. Antônio Sampaio, pertencente ao município de Parnaíba; U. E. José Adrião, U. E. Florência do Nascimento de Cajueiro da Praia e U. E. Manoel Rodrigues Viera, localizada em Luís Correia.

Inicialmente, alunos e professores foram recepcionados na Escola José Adrião de Araújo (Barra Grande – Cajueiro da Praia) pela direção. Ali mesmo, os guias turísticos da Associação Nativus orientaram os presentes sobre a trilha.
Os participantes foram divididos em duas equipes e puderam ter contato com a flora a fauna nativa, como caranguejo e o cavalo marinho, além das paisagens apreciadas durante as caminhadas por dentro do leito dos igarapés de água salgada e pela beira-mar.
“A exploração do passeio acompanhada pelos guias permitiu a todos que participaram daquele momento um entendimento de que deve existir uma relação estreita entre a natureza e seus habitantes, onde um cuida do outro e que ambos devem viver em harmonia”, disse o professor Valdeci Ricardo, da Escola Dom Paulo de Ilha Grande. 
“Além de apreciar a natureza, os professores puderam perceber que atividades com esta contemplam uma interação entre o meio e educação, onde diversas áreas do ensino podem ser abordadas, como o inglês, geografia, português, matemática, educação física e outras, disse a coordenadora de Educação Ambiental Francinalda Rocha.
Adaptado de: Projeto "Tartarugas do Delta".
Confira também matéria no Blog da E. M. Mons. Antônio Sampaio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...