Patrono

Nossa escola homenageia e tem como modelo, o cidadão brasileiro Mário José de Menezes.
Mário José de Menezes foi o quarto, de cincos filhos do casal Maria Hieronildes Frota de Menezes e do comerciante de tecidos, Antônio Lino de Menezes. Nasceu em 7 de setembro de 1929, na cidade de Sobral-CE. Viveu sua infância em Parnaíba e estudou o Curso Primário e Ginasial (Ensino Fundamental) na Unidade Escolar São Luiz Gonzaga (hoje, Colégio Diocesano). Eram seus irmãos, os senhores: Mack Georges de Menezes, João Ivesty de Menezes, Richelieu Frota de Menezes, Francisco Vertier Menezes - todos já falecidos e Dona Antônia Frota de Menezes (viva e residente em Parnaíba). 
Foto: Arquivo da Família
Montagem: Prof. Hermerson Saulo, em 2012 (Reedição, em 2016)
Mário José de Menezes foi ordenado sacerdote em 8 de dezembro de 1954, pela imposição das mãos do 1º bispo diocesano de Parnaíba, Dom Felipe Benito Condurú Pachêco, na cidade de Fortaleza-CE. Em seu ministério presbiteral assumiu várias paróquias na Diocese de Parnaíba, sendo, inicialmente, pároco na cidade de Pedro II, depois em Barras (paróquia hoje pertencente a Diocese de Campo Maior-PI), em Batalha e por fim na cidade de Parnaíba-PI, onde foi pároco na Catedral.
Na imagem acima, uma das inúmeras relíquias do nosso patrono. Na folha de rosto deste livro,
encontramos a assinatura de Mons. Mário José de Menezes.
Digitalização: Prof. Hermerson Saulo, em 2016.
Monsenhor Mário Menezes, de 1987 a 1993, foi vigário-geral da Diocese de Parnaíba no governo do Sr. Bispo Diocesano Dom Joaquim Rufino do Rêgo. 
O monsenhor faleceu vítima de leucemia, em Parnaíba, a 13 de agosto de 1993.
Pelos seus préstimos à sociedade dos municípios de Parnaíba e Barras, nas duas cidades há escolas que trazem seu o nome como patrono. 

FONTES:
Arquivos pessoais dos familiares.
MELO, Pe. Cláudio. A diocese de Parnaíba: 50 anos de história. Teresina: Expansão: 1994.
Genealogia Sobralense (PDF)  
180 graus – Barras  
Paróquia São Gonçalo
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...