terça-feira, 8 de abril de 2014

Professores organizam aula-passeio ao Centro Histórico de Parnaíba

Nesta manhã, alunos do 4º e 5º ano de nossa escola tiveram uma aula diferenciada: conheceram os lugares históricos e de memória de nossa cidade. Há uma semana os professores Hermerson Saulo e Elivane planejaram a aula-passeio "Lugares de Memória", como complemento ao assunto abordado no livro de história adotado por nossa escola. Nossa diretora concordou com o evento e fez a solicitação de um ônibus escolar para essa atividade. 
Tudo transcorreu muito bem! Os alunos comportaram-se, fizeram questionamentos e, além de tudo, não apenas visitaram, mas conheceram a importância e a história de cada local visitado. A saída da escola foi às 7h30 e o retorno deu-se às 10h. Os alunos foram acompanhados pelos professores, por nossa diretora, Profa. Fátima e pelo secretário, Sr. Danilo. 

O início da aula-passeio deu-se em frente à Casa Inglesa, de onde seguiu-se para o Complexo Cultural Porto das Barcas, depois passou-se em frente ao Casarão dos Azulejos (morada da poetisa Luísa Amélia de Queiroz Nunes Brandão), onde funciona hoje o Colégio Dez; seguiu-se até a primeira ermida da cidade, construída em 1711 e dedicada a N. Sra. do Monte Serrathe, marco histórico da colonização portuguesa em nossa cidade; depois, dirigiu-se até ao Casarão Dona Auta, onde funciona atualmente a Biblioteca Pública Municipal, em seguida, conheceu-se os dois templos históricos da Praça da Graça - Igreja de N. Sra. do Rosário dos Homens Pretos (no século XVIII e XIX de uso exclusivo dos escravos) e a Catedral de N. Sra. Mãe da Divina Graça, onde está sepultado o ilustre parnaibano, Simplício Dias da Silva. Visitou-se também o Monumento à Independência do Brasil no Piauí, localizado também na Praça da Graça. Por fim, visitou-se o Sobrado Simplício Dias da Silva, recentemente restaurado e inaugurado pelo Prefeito Zé Hamilton - nesse casarão os alunos visitaram a galeria Ministro Evandro Lins e Silva e a sala dedicada ao escritor e acadêmico Humberto de Campos.
Esperamos que nossos alunos tenham aprendido bastante e que ajudem a construir e preservar a memória de nossa cidade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...