domingo, 24 de abril de 2016

Escola realiza "Dia D" do projeto: “A CHAMA OLÍMPICA NO LUGAR ONDE VIVO”

Na manhã de sexta-feira, 22, nossa escola realizou conforme orientação da SEDUC o momento de sensibilização do projeto “A CHAMA OLÍMPICA NO LUGAR ONDE VIVO”. Este projeto foi elaborado pela Secretaria de Educação em vista do revezamento da chama olímpica que irá acontecer em mais de 300 cidades brasileiras; nossa cidade no dia 09 de junho também acolherá a tocha das Olimpíadas Rio 2016. Para conhecer, na íntegra, a proposta deste projeto, clique AQUI.
Para este momento de sensibilização contatamos o curso de Educação Física da Faculdade Maurício de Nassau - Unidade Parnaíba para colaborar conosco. E, de fato, o coordenador do Curso, o Prof. Marco Antônio Leitão acompanhado de uma acadêmica, a Sra. Paula, vieram até nossa escola e realizaram palestra apresentando a origem das Olimpíadas e as principais características deste evento.
Nosso diretor também participou no momento e apresentou alguns slides e vídeos sobre as modalidade olímpicas e o ritual de acendimento da chama olímpica na Grécia, ocorrida no dia anterior. Confira os slides organizados por nosso diretor, AQUI.
Confira imagens do evento:

  • Caso não veja as imagens acima, clique AQUI.
Neste momento de sensibilização os alunos assistiram também a um filme em desenho animado "Pateta: o campeão olímpico"... As crianças riram muito... Com o vídeo os alunos puderam relacionar o que ouviram nas falas e viram nas imagens... O vídeo disponibilizamos abaixo:

Nossos agradecimentos ao Prof. Marco Leitão e a acadêmica Paula pela valiosa colaboração!
Nossos parabéns aos professores e aos alunos que mesmo depois de um feriado tiveram o compromisso de participar e de realizar este dia de sensibilização!
E, o projeto continua!!

SEDUC propõe projeto e concurso de redação e de desenhos por ocasião das Olimpíadas Rio-2016! Confira!

PROJETO: 
“A CHAMA OLÍMPICA NO LUGAR ONDE VIVO”.

Dia 9 de junho Parnaíba receberá a Chama Olímpica
Justificativa
Desde a sua origem na Grécia, os jogos Olímpicos são considerados como o maior espetáculo da Terra. Antigamente, era conhecido como um período de paz entre as lutas, hoje, atletas do mundo inteiro se reúnem em um grande espetáculo que mistura nações, cores, bandeiras e religiões, é o momento onde o esporte é valorizado, mostrando a sua força, acima das diferenças e das guerras.
Este momento deve ser aproveitado ao máximo, para que os alunos possam conhecer outros povos e diferentes culturas, não enfatizando, apenas, a competição, mas, também torcendo os atletas do mundo inteiro e incentivando a prática de esportes.
Os jogos e o destaque da mídia inspiram a curiosidade e interesse dos alunos sobre este tema tão rico, colaborando para a formação de uma atmosfera de otimismo e esperança. Aproveitando a curiosidade dos alunos, tem-se um momento único para o fortalecimento da formação ética, dos valores cidadãos e respeito ao outro em sua individualidade.
Este ano, nossa cidade será palco de passagem da chama olímpica. Fato que jamais poderá passar despercebido pela sociedade parnaibana, considerando a grandiosidade do evento. Há que ser feita uma ampla mobilização a fim de envolver o maior número de pessoas possível.
Desse modo, a Secretaria Municipal de Educação de Parnaíba propõe para suas escolas o projeto: “A CHAMA OLÍMPICA NO LUGAR ONDE VIVO”. Será uma oportunidade ímpar de conhecer, discutir e refletir sobre tal evento com dimensão universal que tem repercussões muito positivas na vida das pessoas.

Objetivo Geral
Conhecer este evento  esportivo , em seus aspectos históricos e técnicos, valorizando e respeitando as diversas contribuições  para os povos do mundo inteiro.

Objetivos Específicos
  • ·         Conhecer a evolução histórica dos Jogos Olímpicos da Grécia aos dias atuais;
  • ·         Identificar as primeiras modalidades esportivas disputadas nas Olimpíadas Gregas
  • ·         Refletir sobre a importância dos Jogos Olímpicos na Antiguidade, tendo em vista que até as guerras eram suspensas no período dos jogos;
  • ·         Conhecer e praticar as variadas modalidades esportivas, através de jogos e brincadeiras;
  • ·         Valorar a solidariedade como elemento fundamental no espírito olímpico.
  • ·         Identificar o significado de alguns Símbolos Olímpicos.
  • ·         Conhecer Barão Pierre de Coubertin e sua influência nas Olimpíadas da Era Moderna.
  • ·         Promover socialização entre as turmas, enfatizando o espírito olímpico.
  • ·         Perceber a importância do esporte como fonte de saúde física e mental para os seus praticantes, através de rodas de conversas.
  • ·         Conhecer a representatividade e o percurso da tocha olímpica, incluindo sua passagem por nossa cidade.

Metodologia
O Projeto Olimpíadas será realizado nas escolas municipais nos meses de maio, junho e julho, culminando em agosto com o Desfile Cívico,  tendo como foco principal a passagem da “Tocha Olímpica” por nossa cidade, dia 09 de junho do corrente ano.
As ações, em sua maioria, serão implementadas pela própria escola que dará seu tom a cada atividade desenvolvida. No entanto, algumas dessas ações precisam acontecer simultaneamente em todas as escolas. Entre essas:
  • ·         Dia “D” de sensibilização em que todas as escolas apresentarão o tema aos estudantes, bem como a proposta de atividades para os meses subsequentes;
  • ·         Concurso de desenho e poesia com o tema: “O lugar onde vivo receberá a tocha olímpica” fazendo uma ponte de ideias com o tema proposto para a “Olimpíada de Língua Portuguesa”. (Edital anexo).
  • ·         Participação das escolas de Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) regular e na modalidade de Educação de Jovens e Adultos – EJA no evento da passagem da tocha por nossa cidade.
  • ·         Participação de 10 (dez) escolas da rede no desfile cívico de 14 de agosto;

Cronograma
Data
Atividade
Responsável
22 de abril de 2016
Dia “D” de sensibilização
Escolas em parceria com a SEDUC
08 de abril a 03 de junho
Concurso de desenho e poesia
SEDUC/Escolas
09 de junho de 2016
Participação das escolas no evento da passagem da tocha por nossa cidade.

14 de agosto de 2016
Participação de 10 (dez) escolas da rede no desfile cívico de 14 de agosto;


Parnaíba, 07 de abril de 2016


Vinícius e Tom, nossos mascotes olímpicos
EDITAL DO CONCURSO DE DESENHO E POESIA

A REDE MUNICIPAL DE PARNAÍBA/PI convida todas as suas escolas DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL (incluindo a modalidade EJA) a participarem do CONCURSO DE DESENHO E POESIA, que será realizado no período de 08 de abril a 03 de junho de 2016. O tema do Concurso seráO lugar onde vivo receberá a tocha olímpica!” e seguirá as seguintes disposições:

Do concurso

Art. 1º O concurso se apresentará em duas modalidades: desenho (para ser trabalhado pelas escolas de Educação Infantil) e poesia (que deverá ser trabalhada pelas escolas de Ensino Fundamental (1º ao 9º ano – incluindo EJA).

 Art. 2º O concurso estará dividido nas seguintes categorias:

Categoria 1
Categoria 2
Categoria 3
Categoria 4
Educação
Infantil
Ensino Fundamental
(anos iniciais)
Ensino Fundamental
(anos finais)
Ensino Fundamental
(EJA)

Art. 3º As escolas que têm todos os níveis e modalidade, apresentadas no art. 2º, poderá concorrer em todas as categorias.

Art. 4º Tanto os desenhos, quanto as poesias precisam ser, impreterivelmente, de autoria  dos(as)  alunos(as) devidamente matriculados(as) na rede municipal.

Art. 5º O tema O lugar onde vivo receberá a tocha olímpica precisa ficar evidenciado nos trabalhos.

Art. Cada escola poderá selecionar apenas 1(um) trabalho por categoria, (Educação Infantil: 01 desenho; Ensino Fundamental 1º ao 5º: 01 poema; Ensino Fundamental 6º ao 9º: 01 poema e  EJA: 01 poema).
§ Não será permitida a apresentação de outra proposta de trabalho que não está prevista neste regulamento.

Das etapas do concurso

1ª etapa: Escolar. Nesta etapa a escola fará a inscrição dos alunos interessados e organizará uma comissão julgadora que fará a seleção do melhor desenho e/ou texto por categoria e o(s) encaminhará à Comissão Municipal.

2ª etapa: Municipal. Nesta etapa os textos e/ou desenhos advindos das escolas serão avaliados pela Comissão Julgadora Municipal que selecionará, de toda a rede, um trabalho por categoria.

Das inscrições

Art. 6º As escola que desejam participar do concurso deverão fazer sua inscrição na sede da Secretaria Municipal de Educação no período de 12 a 15 de abril de 2016 (ver ficha de adesão anexa).

Art. 7º Para se inscreverem neste Concurso, os alunos deverão preencher a ficha padronizada (anexa ao Edital), na própria escola.

Art. 8º Os alunos selecionados em cada escola, deverão anexar a produção ao comprovante de inscrição e enviar a Secretaria municipal de Educação na data prevista.

Art. 9º Cada escola realizará as inscrições dos alunos interessados.  Somente será entregue à Comissão Julgadora Municipal as inscrições dos alunos cujos trabalhos foram selecionados pela Comissão Julgadora Escolar.

Art. 10º As inscrições dos alunos participantes estarão abertas de 18 a 29 de abril de 2016 na própria escola do(a) aluno(a).

Da Selão

Art. 10º A comissão julgadora escolar será constituída por professores, escritores locais, poetas e artistas ligados ao mundo da literatura.
Parágrafo único. A avalião basear-se-á nos seguintes critérios:

Para o poema: originalidade e criatividade. Se a poesia apresentar fragmentos de textos e/ou pias de poesias já publicadas será automaticamente eliminada.

Para o desenho: originalidade e adequação ao tema.

Da divulgação dos resultados

Art. 11º O resultado do Concurso na etapa escolar será divulgado no dia 20 de maio de 2016, (na própria escola) devendo ser encaminhado à Comissão Julgadora Municipal nos dias 23 e 24 de maio de 2016.

Art. 12º O resultado final, dos desenhos e das poesias premiadas, será divulgado pela Comissão Julgadora Municipal no dia 02 de junho de 2016.

Da Premião

Art. 13º O primeiro colocado de cada categoria será premiado com placa e kit escolar, bem como certificados de premião emitidos pela Secretaria Municipal de Educação no dia 03 de junho de 2016 em reunião solene no auditório da própria SEDUC/ Parnaíba.

Cronograma das etapas

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
DATAS
Lançamento do concurso
08 de abril de 2016
Inscrição das escolas (na SEDUC)
12 a 15 de abril de 2016
Inscrições dos alunos na escola
18 a 29 de abril de 2016
Período de execução das atividades
02 a 18 de maio de 2016
Organização da Comissão Julgadora Escolar
28 e 29 de abril de 2016
Período de avaliação dos trabalhos inscritos pela Comissão Julgadora Escolar
19 e 20 de maio de 2016
Divulgação do resultado do concurso na escola
20 de maio de 2016
Entrega dos resultados para a Comissão Julgadora Municipal
23 e 24 de maio de 2016
Resultado final
02 de junho de 2016
Premiação
03 de junho de 2016

Parnaíba, 28 de março de 2016


 FICHA DE INSCRIÇÃO CONCURSO DE DESENHO E POESIAS
“O lugar onde vivo receberá a tocha olímpica.”


Aluno(a): _______________________________________________________________
Escola Municipal: _________________________________________________________
Curso: _____________________
Série: ______________
Turno: _______________

Parnaíba,           de __________________de 2016


________________________________________________
Assinatura do aluno


INSCRIÇÃO AO CONCURSO:
“O lugar onde vivo receberá a tocha olímpica”

Escola Municipal: _________________________________________________________
Endereço: _______________________________________________________________
Fone: (86) ________ - ________       Email: __________________@_________________
Responsável pela adesão da escola: __________________________________________

Parnaíba, ____ de abril de 2016

____________________________________
____________________________________
Assinatura do representante da escola
Responsável pela inscrição

sexta-feira, 15 de abril de 2016

Melhorar o comportamento: foi essa a temática da Páscoa 2016

Na manhã de hoje alunos, professores e demais funcionários da escola celebraram mais uma Páscoa.
Comemorar a Páscoa, em nossa cultura hegemonicamente cristã, significa recordar a Vitória de Jesus Cristo sobre a Morte; Jesus, morre pelos pecados da humanidade e com sua morte e ressurreição garante aos que nEle crê a libertação dos pecados e a vida eterna no Céu. Festejar a Páscoa, é portanto, celebrar antecipadamente as alegrias celestes. Celebrar a Páscoa é deixar morrer atitudes e comportamentos velhos e realizar novas e belas atitudes, que agradam a Deus!
Confiram imagens de nossa festinha:

  • Caso não veja as imagens acima, clique AQUI.
Para celebrar essa festa tão importante em nossa cultura religiosa, algumas apresentações foram organizadas e realizadas, eis:
Apresentou-se aos alunos em projetor multimídia (que nos foi emprestado, pois na escola não temos!) um vídeo onde crianças 3 a 5 anos contam o verdadeiro significado da Páscoa (Cf. no YouTube);
Prof. Arnaldo (Infantil V) com seus alunos apresentaram uma coreografia da música “Coelhinho da Páscoa”. Embora, o coelho não seja um símbolo cristão, este, dado a sua fertilidade, simboliza em nossa cultura a vida que se renova sempre;
A Profa. Juliana (3º Ano) organizou um colóquio entre a “Sra. Coelha com a Sra. Páscoa” e um jogral com símbolos da Páscoa cristã: o círio, o pão, o vinho, o girassol, o sino, o peixe e o ovo;
Profa. Sabriny (4º Ano) organizou um coral com o hino “Porque Ele vive” e uma reflexão bíblica sobre o Evangelho de João 3, 16;
E, uma dupla de alunas do 5º Ano leram uma mensagem de votos pascais.
A festa encerrou com seção fotográfica dos professores com suas turmas e a distribuição do lanche (bolo confeitado com suco).
Nossa gratidão a TODOS que fazem a escola: alunos, professores e demais servidores, que se esmeraram em realizar uma bela festa para Jesus.
Nossa gratidão ainda a maioria dos pais de alunos que espontaneamente nos ajudaram financeiramente a preparar o lanche deste dia: com a ajuda destes pudemos comprar ingredientes para o bolo, açúcar (para o suco) e outros itens. Em materiais investimos R$ 130,00 (Cf. Notas Fiscais) e repassamos R$ 30,00 como auxílio no serviço de preparação do bolo. Portanto, neste lanche, gastamos R$ 160,00.
Agradecemos também à Secretaria Municipal de Educação (SEDUC) que nos repassou os seguintes ingredientes: 4kg de trigo, 2 kg de margarina e 6 kg de polpa de frutas.
Agradecemos também aos professores que investiram tempo e dinheiro na preparação das lindas e simples lembrancinhas que foram entregues aos alunos.
E, agradecemos, enfim, à Profa. Janaína Silva, da Unidade Escolar Antonio Oswaldo, de Luís Correia, que nos cedeu o painel que usamos na ornamentação de nossa festinha.

OBS.: Três professores não puderam comparecer à festinha: Profa. Nathache (porque está se recuperando de uma cirurgia), Willians Geraldo e Anna Carolina, porque na sexta-feira completam a carga-horária em outra escola. Somos gratos também à colaboração destes!

quarta-feira, 13 de abril de 2016

Atenção ao Regulamento da XIX Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

A XIX Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica - OBA (2016) está às portas... No dia 13 de maio acontecem as avaliações!
Professores e alunos, fiquem atento ao que diz o REGULAMENTO e se preparem!

Clique para ampliar
Clique para ampliar
Queremos, repedir o feito de 2013 (Cf. AQUI)!!
Vamos conquistar muitas medalhas para nossa escola!!

Alunos da Educação Infantil recebem doação de leite

Na manhã de ontem, o coordenador do Curso de Engenharia da Faculdade Maurício de Nassau (FAP - Parnaíba) acompanhado de alguns acadêmicos se dirigiram até nossa escola e na oportunidade realizaram a distribuição de 50 litros de leite (em caixas longa-vida) aos responsáveis por nossas crianças das três turmas de Educação Infantil.

  • Caso não veja as images acima, clique AQUI. | Crédito das imagens: Caitano Filho.
Esta ação foi resultado de um "trote solidário" que a faculdade promoveu com seus alunos recém-chegados. Cada acadêmico devia trazer 1 litro de leite para ser doado às comunidades carentes.
Nossa gratidão a todos que fazem a Faculdade Maurício de Nassau! Parabéns pela iniciativa! Esperamos continuar com esta valiosa parceria!
Nossa gratidão também ao nosso secretário, Caitano Filho, que fez a intermediação entre as duas instituições.

Em parcerias com outras escolas recebemos importantes recursos

Desde o ano de 2005 nossa escola não é beneficiada com o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). Este repasse federal é pouco, mas ajuda bastante as escolas. A cada ano dá para se adquirir/recuperar algum bem para as instituições de ensino. Entretanto, nossa instituição há anos não recebe este importante repasse e vimos necessitando de inúmeros recursos didático-pedagógicos, como também de inúmeros reparos na parte elétrica e hidráulica.
Mas, graças a generosidade das gestoras de algumas escolas municipais de Parnaíba, que recebem mais recursos financeiros, desde o final de março foram remanejadas para nossa escola uma TV, um aparelho de DVD, um microssistem e alguns jogos educativos, que já estão sendo utilizados em nossas aulas neste mês de abril.

Aparelhos (TV e DVD) doados pela Escola Mul. Benedicto dos Santos Lima
Nosso diretor recebendo recursos didáticos das mãos da Profa. Evânia,
diretora da Escola Mul. Prof. Benedicto Jonas Correia 
Neste mês também houve problemas na distribuição da merenda e uma escola nos ofereceu um dos itens que faltava para o preparo do lanche nossas crianças.
Nosso diretor recebendo pacotes de corante das mãos da Profa. Mirella Karlla,
diretora da Escola José Alexandre Caldas Rodrigues
Salientamos que no início do ano letivo também recebemos 4 quadros de acrílico que vieram remanejados da Escola Mul. Mons. Antônio Sampaio.
Nossa gratidão a todas as instituições parceiras!
Que nossas parcerias continuem!
E que um dia o problema do nosso PDDE tenha solução!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...