domingo, 24 de abril de 2016

SEDUC propõe projeto e concurso de redação e de desenhos por ocasião das Olimpíadas Rio-2016! Confira!

PROJETO: 
“A CHAMA OLÍMPICA NO LUGAR ONDE VIVO”.

Dia 9 de junho Parnaíba receberá a Chama Olímpica
Justificativa
Desde a sua origem na Grécia, os jogos Olímpicos são considerados como o maior espetáculo da Terra. Antigamente, era conhecido como um período de paz entre as lutas, hoje, atletas do mundo inteiro se reúnem em um grande espetáculo que mistura nações, cores, bandeiras e religiões, é o momento onde o esporte é valorizado, mostrando a sua força, acima das diferenças e das guerras.
Este momento deve ser aproveitado ao máximo, para que os alunos possam conhecer outros povos e diferentes culturas, não enfatizando, apenas, a competição, mas, também torcendo os atletas do mundo inteiro e incentivando a prática de esportes.
Os jogos e o destaque da mídia inspiram a curiosidade e interesse dos alunos sobre este tema tão rico, colaborando para a formação de uma atmosfera de otimismo e esperança. Aproveitando a curiosidade dos alunos, tem-se um momento único para o fortalecimento da formação ética, dos valores cidadãos e respeito ao outro em sua individualidade.
Este ano, nossa cidade será palco de passagem da chama olímpica. Fato que jamais poderá passar despercebido pela sociedade parnaibana, considerando a grandiosidade do evento. Há que ser feita uma ampla mobilização a fim de envolver o maior número de pessoas possível.
Desse modo, a Secretaria Municipal de Educação de Parnaíba propõe para suas escolas o projeto: “A CHAMA OLÍMPICA NO LUGAR ONDE VIVO”. Será uma oportunidade ímpar de conhecer, discutir e refletir sobre tal evento com dimensão universal que tem repercussões muito positivas na vida das pessoas.

Objetivo Geral
Conhecer este evento  esportivo , em seus aspectos históricos e técnicos, valorizando e respeitando as diversas contribuições  para os povos do mundo inteiro.

Objetivos Específicos
  • ·         Conhecer a evolução histórica dos Jogos Olímpicos da Grécia aos dias atuais;
  • ·         Identificar as primeiras modalidades esportivas disputadas nas Olimpíadas Gregas
  • ·         Refletir sobre a importância dos Jogos Olímpicos na Antiguidade, tendo em vista que até as guerras eram suspensas no período dos jogos;
  • ·         Conhecer e praticar as variadas modalidades esportivas, através de jogos e brincadeiras;
  • ·         Valorar a solidariedade como elemento fundamental no espírito olímpico.
  • ·         Identificar o significado de alguns Símbolos Olímpicos.
  • ·         Conhecer Barão Pierre de Coubertin e sua influência nas Olimpíadas da Era Moderna.
  • ·         Promover socialização entre as turmas, enfatizando o espírito olímpico.
  • ·         Perceber a importância do esporte como fonte de saúde física e mental para os seus praticantes, através de rodas de conversas.
  • ·         Conhecer a representatividade e o percurso da tocha olímpica, incluindo sua passagem por nossa cidade.

Metodologia
O Projeto Olimpíadas será realizado nas escolas municipais nos meses de maio, junho e julho, culminando em agosto com o Desfile Cívico,  tendo como foco principal a passagem da “Tocha Olímpica” por nossa cidade, dia 09 de junho do corrente ano.
As ações, em sua maioria, serão implementadas pela própria escola que dará seu tom a cada atividade desenvolvida. No entanto, algumas dessas ações precisam acontecer simultaneamente em todas as escolas. Entre essas:
  • ·         Dia “D” de sensibilização em que todas as escolas apresentarão o tema aos estudantes, bem como a proposta de atividades para os meses subsequentes;
  • ·         Concurso de desenho e poesia com o tema: “O lugar onde vivo receberá a tocha olímpica” fazendo uma ponte de ideias com o tema proposto para a “Olimpíada de Língua Portuguesa”. (Edital anexo).
  • ·         Participação das escolas de Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) regular e na modalidade de Educação de Jovens e Adultos – EJA no evento da passagem da tocha por nossa cidade.
  • ·         Participação de 10 (dez) escolas da rede no desfile cívico de 14 de agosto;

Cronograma
Data
Atividade
Responsável
22 de abril de 2016
Dia “D” de sensibilização
Escolas em parceria com a SEDUC
08 de abril a 03 de junho
Concurso de desenho e poesia
SEDUC/Escolas
09 de junho de 2016
Participação das escolas no evento da passagem da tocha por nossa cidade.

14 de agosto de 2016
Participação de 10 (dez) escolas da rede no desfile cívico de 14 de agosto;


Parnaíba, 07 de abril de 2016


Vinícius e Tom, nossos mascotes olímpicos
EDITAL DO CONCURSO DE DESENHO E POESIA

A REDE MUNICIPAL DE PARNAÍBA/PI convida todas as suas escolas DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL (incluindo a modalidade EJA) a participarem do CONCURSO DE DESENHO E POESIA, que será realizado no período de 08 de abril a 03 de junho de 2016. O tema do Concurso seráO lugar onde vivo receberá a tocha olímpica!” e seguirá as seguintes disposições:

Do concurso

Art. 1º O concurso se apresentará em duas modalidades: desenho (para ser trabalhado pelas escolas de Educação Infantil) e poesia (que deverá ser trabalhada pelas escolas de Ensino Fundamental (1º ao 9º ano – incluindo EJA).

 Art. 2º O concurso estará dividido nas seguintes categorias:

Categoria 1
Categoria 2
Categoria 3
Categoria 4
Educação
Infantil
Ensino Fundamental
(anos iniciais)
Ensino Fundamental
(anos finais)
Ensino Fundamental
(EJA)

Art. 3º As escolas que têm todos os níveis e modalidade, apresentadas no art. 2º, poderá concorrer em todas as categorias.

Art. 4º Tanto os desenhos, quanto as poesias precisam ser, impreterivelmente, de autoria  dos(as)  alunos(as) devidamente matriculados(as) na rede municipal.

Art. 5º O tema O lugar onde vivo receberá a tocha olímpica precisa ficar evidenciado nos trabalhos.

Art. Cada escola poderá selecionar apenas 1(um) trabalho por categoria, (Educação Infantil: 01 desenho; Ensino Fundamental 1º ao 5º: 01 poema; Ensino Fundamental 6º ao 9º: 01 poema e  EJA: 01 poema).
§ Não será permitida a apresentação de outra proposta de trabalho que não está prevista neste regulamento.

Das etapas do concurso

1ª etapa: Escolar. Nesta etapa a escola fará a inscrição dos alunos interessados e organizará uma comissão julgadora que fará a seleção do melhor desenho e/ou texto por categoria e o(s) encaminhará à Comissão Municipal.

2ª etapa: Municipal. Nesta etapa os textos e/ou desenhos advindos das escolas serão avaliados pela Comissão Julgadora Municipal que selecionará, de toda a rede, um trabalho por categoria.

Das inscrições

Art. 6º As escola que desejam participar do concurso deverão fazer sua inscrição na sede da Secretaria Municipal de Educação no período de 12 a 15 de abril de 2016 (ver ficha de adesão anexa).

Art. 7º Para se inscreverem neste Concurso, os alunos deverão preencher a ficha padronizada (anexa ao Edital), na própria escola.

Art. 8º Os alunos selecionados em cada escola, deverão anexar a produção ao comprovante de inscrição e enviar a Secretaria municipal de Educação na data prevista.

Art. 9º Cada escola realizará as inscrições dos alunos interessados.  Somente será entregue à Comissão Julgadora Municipal as inscrições dos alunos cujos trabalhos foram selecionados pela Comissão Julgadora Escolar.

Art. 10º As inscrições dos alunos participantes estarão abertas de 18 a 29 de abril de 2016 na própria escola do(a) aluno(a).

Da Selão

Art. 10º A comissão julgadora escolar será constituída por professores, escritores locais, poetas e artistas ligados ao mundo da literatura.
Parágrafo único. A avalião basear-se-á nos seguintes critérios:

Para o poema: originalidade e criatividade. Se a poesia apresentar fragmentos de textos e/ou pias de poesias já publicadas será automaticamente eliminada.

Para o desenho: originalidade e adequação ao tema.

Da divulgação dos resultados

Art. 11º O resultado do Concurso na etapa escolar será divulgado no dia 20 de maio de 2016, (na própria escola) devendo ser encaminhado à Comissão Julgadora Municipal nos dias 23 e 24 de maio de 2016.

Art. 12º O resultado final, dos desenhos e das poesias premiadas, será divulgado pela Comissão Julgadora Municipal no dia 02 de junho de 2016.

Da Premião

Art. 13º O primeiro colocado de cada categoria será premiado com placa e kit escolar, bem como certificados de premião emitidos pela Secretaria Municipal de Educação no dia 03 de junho de 2016 em reunião solene no auditório da própria SEDUC/ Parnaíba.

Cronograma das etapas

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
DATAS
Lançamento do concurso
08 de abril de 2016
Inscrição das escolas (na SEDUC)
12 a 15 de abril de 2016
Inscrições dos alunos na escola
18 a 29 de abril de 2016
Período de execução das atividades
02 a 18 de maio de 2016
Organização da Comissão Julgadora Escolar
28 e 29 de abril de 2016
Período de avaliação dos trabalhos inscritos pela Comissão Julgadora Escolar
19 e 20 de maio de 2016
Divulgação do resultado do concurso na escola
20 de maio de 2016
Entrega dos resultados para a Comissão Julgadora Municipal
23 e 24 de maio de 2016
Resultado final
02 de junho de 2016
Premiação
03 de junho de 2016

Parnaíba, 28 de março de 2016


 FICHA DE INSCRIÇÃO CONCURSO DE DESENHO E POESIAS
“O lugar onde vivo receberá a tocha olímpica.”


Aluno(a): _______________________________________________________________
Escola Municipal: _________________________________________________________
Curso: _____________________
Série: ______________
Turno: _______________

Parnaíba,           de __________________de 2016


________________________________________________
Assinatura do aluno


INSCRIÇÃO AO CONCURSO:
“O lugar onde vivo receberá a tocha olímpica”

Escola Municipal: _________________________________________________________
Endereço: _______________________________________________________________
Fone: (86) ________ - ________       Email: __________________@_________________
Responsável pela adesão da escola: __________________________________________

Parnaíba, ____ de abril de 2016

____________________________________
____________________________________
Assinatura do representante da escola
Responsável pela inscrição

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...