quarta-feira, 30 de agosto de 2017

Escola organiza nova aula-passeio ao Centro Histórico de Parnaíba

No mês de aniversário de nossa cidade, não podemos deixar de estudar nossa história e nossa geografia!! Na manhã de sábado, 26, em comum acordo com comunidade escolar, os alunos dos dois turnos da escola, se dirigiram ao Centro da cidade, onde, puderam revisitar o passado de nossa cidade. 
A aula-passeio foi ministrada por nosso diretor, Prof. Hermerson Saulo; todos os professores participaram da atividade e nossos funcionários dos serviços gerais também nos acompanharam; o facilitador de Recreação e Jogos no Programa Novo Mais Educação (que é também professor de capoeira), além de nos fornecer os instrumentos de som para a realização da aula, ao visitarmos as ruínas dos antigos armazéns onde se negociava a venda dos escravos, falou às crianças sobre como era a escravidão em nossa cidade nos séculos XVIII e XIX.
Como na aula-passeio de 2014  o momento formativo iniciou em frente à Casa Inglesa, de onde seguiu-se para o Complexo Cultural Porto das Barcas, depois passou-se em frente ao Casarão dos Azulejos (morada da poetisa Luísa Amélia de Queiroz Nunes Brandão), onde funciona hoje o Colégio Dez; seguiu-se até a primeira ermida da cidade, construída em 1711 e dedicada a N. Sra. do Monte Serrathe, marco histórico da colonização portuguesa em nossa cidade; depois, dirigiu-se até ao Casarão Dona Auta, onde funciona atualmente o Centro POP e o Instituto Histórico Geográfico e Genealógico de Parnaíba...

Depois, todos dirigiram-se à Praça da Graça onde foi apresentado aos mesmos os dois templos históricos: a Igreja de N. Sra. do Rosário dos Homens Pretos (no século XVIII e XIX de uso exclusivo dos escravos) e a Catedral de N. Sra. Mãe da Divina Graça, onde está sepultado o ilustre parnaibano, Simplício Dias da Silva. Não se pôde entrar nos templos, porque um está em reforma (a Igreja do Rosário) e o outro estava em celebração litúrgica. A aula no Centro Histórico, encerrou-se no Monumento à Independência do Brasil no Piauí, também mesma praça.
Como a manhã já avançava, não se pôde visitar o Sobrado Simplício Dias da Silva, mas, em outra oportunidade iremos levar nossos alunos; desejamos levá-los à visitarem outros lugares de memória em nossa cidade como o Museu do Trem, na Esplanada da Estação e a antiga Estação Floriópolis.
Antes de voltarmos para nossa escola, os alunos puderam conhecer o mais novo ponto de lazer construído e inaugurado recentemente pela Prefeitura Municipal de Parnaíba: a Praça do Amor onde tem o monumento Eu <3 PHB; a nova praça está localizada na Av. São Sebastião, por trás do Restaurante Mirante.
Nossos alunos adoraram a aula-passeio: fizeram uma viagem do passado e ao presente de nossa cidade!
Nossa gratidão aos pais que concordaram que seus filhos participassem desta aula; agradecemos aos pais e funcionários que acompanharam a atividade e, agradecemos à SEDUC por nos fornecer o ônibus escolar para nosso transporte.
Viva Parnaíba! Que todos, com dedicação, carinho e cuidado construam uma cidade feliz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...