terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Ensino Fundamental e professores realizam Confraternização final de 2012

Dando continuidade às celebrações natalinas na escola (a primeira foi a Confraternização da Educação Infantil, no dia 30/11), na manhã de ontem, 10, os professores Hermerson Saulo e Hermogenes - das turmas de 1º-2º Ano e 3º-5º Ano, respectivamente, juntamente com seus alunos fizeram uma belíssima confraternização natalina ao som de músicas, leitura de mensagens natalinas, realização de dinâmicas, exibição de vídeos, exposição de fotos e distribuição de lembrancinhas.
No mesmo dia, os professores reuniram-se no pátio da escola para confraternizarem-se também.
Realizou-se um almoço com comidas deliciosas preparadas por nossas zeladoras, Dona Dora e Dona Ana Cláudia. Nossa supervisora pedagógica, Profa. Fides Halina, também esteve presente e nos trouxe uma deliciosa sobremesa.
Confira imagens:
Nesses dias continuaremos nossas aulas de reforço (recuperações) e revisão de nosso PPP (Projeto Político-Pedagógico).
Desejamos a todos nossos alunos e a nossa comunidade escolar um FELIZ E SANTO NATAL! Que em 2013 estejamos todos juntos de novo!

Direto do IQE: O que há nas paredes da sala de aula?

Avaliações diagnósticas aplicadas aos alunos dos municípios ingressantes em programas do Instituto Qualidade no Ensino mostram que aproximadamente 60% dos concluintes do 5º ano do Ensino Fundamental não têm conhecimentos básicos das habilidades relacionadas a unidades de medida de tempo, ou seja, esses alunos não conseguem resolver problemas que envolvem o uso do relógio ou do calendário. No final do 6º ano, apenas 56% dos alunos avaliados reconhecem instrumentos de medida de tempo e os relacionam à passagem do tempo.
Se, por um lado, esses dados nos surpreendem se considerarmos que, diferentemente do que ocorria há algumas décadas, hoje a hora certa pode ser lida no aparelho celular, no painel do carro, nos eletroeletrônicos em geral, por outro, essa constatação sinaliza que não há um trabalho pedagógico sistematizado no que se refere ao eixo de grandezas e medidas, sobretudo quando o tema é o tempo.
Para compreendermos as razões dessa dificuldade é preciso observar alguns aspectos do ensino e da aprendizagem desse tema, analisando como são as situações didáticas escolhidas pelo professor e a que objetivos elas atendem. O ponto de partida dessa observação é a própria sala de aula, ou melhor, o que há em suas paredes.
Desde o início de sua escolaridade, os alunos estão habituados a consultar o calendário para anotar fatos significativos do cotidiano da comunidade em que estão inseridos, tais como as condições meteorológicas, os aniversariantes do mês, as festas cívicas e religiosas. Na parede da sala, predomina o calendário mensal, em que os alunos podem observar os dias da semana e quantos dias tem o mês em curso. No início do mês subsequente, o calendário é substituído e os procedimentos se repetem.
Essas constatações não são suficientes para que o aluno avance na construção das relações entre as unidades de medida de tempo. A sala de aula deve ser um ambiente em que calendários variados sejam, aos poucos, inseridos: os que deixam visíveis os doze meses do ano, os mensais e também aqueles em que a página é trocada diariamente, como uma agenda.
Um relógio digital e um de ponteiros também devem fazer parte de toda sala de aula, de modo a auxiliar os alunos a perceberem as semelhanças e diferenças entre eles. Além disso, o trabalho desenvolvido pelo professor não pode se restringir à simples leitura das horas. O aluno que sabe olhar para o relógio e concluir que são 9 horas e 15 minutos pode não saber informar quanto tempo falta para o meio-dia. Esse aluno pode ler as horas, mas não consegue determinar a duração de um acontecimento.
Os períodos do dia, os dias da semana e do mês, os meses do ano, as estações, vão se repetindo indefinidamente. Atividades adequadas com diversos modelos de calendários e de relógios contribuem para a percepção do caráter cíclico do tempo bem como para a ideia de intervalo de tempo.
Além do trabalho desenvolvido pelo professor em sala de aula, é fundamental que as famílias sejam estimuladas a recuperar um hábito que está cada vez mais em desuso: manter calendário e relógio em algum cômodo da casa, preferencialmente em altura que facilite o acesso e a consulta por parte das crianças, que irão atribuir maior significado às propostas escolares.

Cristina Luiza Garbuio
Supervisora Pedagógica de Matemática do
IQE – Instituto Qualidade no Ensino


Publicado em 28/11/2012, no Jornal O Dia (PI)

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Alunos do 2º Ano fazem Provinha Brasil

Na terça e quarta-feira (3 e 4 de dezembro) a turminha do 2º Ano, do Prof. Hermerson Saulo, fizeram a Provinha Brasil, que é uma avaliação diagnóstica do nível de alfabetização das crianças matriculadas no segundo ano de escolarização das escolas públicas brasileiras. Essa avaliação acontece em duas etapas, uma no início e a outra ao término do ano letivo - em nossa escola só aconteceu no fim do ano! A aplicação em períodos distintos possibilita aos professores e gestores educacionais a realização de um diagnóstico mais preciso que permite conhecer o que foi agregado na aprendizagem das crianças, em termos de habilidades de leitura dentro do período avaliado.
Conforme o Ministério da Educação (MEC), a partir das informações obtidas pela avaliação, os gestores e professores têm condições de intervir de forma mais eficaz no processo de alfabetização aumentando as chances de que todas as crianças, até os oito anos de idade, saibam ler e escrever, conforme uma das metas previstas pelo Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação
A Provinha Brasil é elaborada pelo Inep, e distribuída pelo MEC/FNDE para todas as secretarias de educação municipais, estaduais e do Distrito Federal. Assim, todos os anos os alunos da rede pública de ensino, matriculados no segundo ano de escolarização, têm oportunidade de participar do ciclo de avaliação da Provinha Brasil.

Fonte: INEP/MEC.

domingo, 2 de dezembro de 2012

Educação Infantil encerra atividades de 2012 com festinha

Na última sexta-feira, 30/11, as Professoras Eldânia (Infantil V) e Adília (Infantil IV) juntaram suas turminhas e fizeram uma festa para comemorar as atividades desenvolvidas ao longo desse ano letivo que, para essas crianças, chegou ao fim.

No período de 3 a 14/12 as professoras juntamente com nossa diretora irão organizar/reformular nosso Projeto Político Pedagógico.

Fazemos votos de que essas crianças tenham um bom fim de ano e que em 2013 continuem a alegrar e fazer nossa escola!

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

TACS apresentam peça sobre drogas em nossa escola

Na manhã de hoje o Grupo TACS (Teatro dos Agentes Comunitários de Saúde de Parnaíba) foi a nossa escola, à convite da Estratégia de Saúde da Família (ESF) do bairro Sabiazal, onde dramatizaram a peça "A festa do Boi Estrela" abordando a lenda do "Bumba-meu-boi", mas focando no tema dos malefícios do uso de drogas, embora lícitas, como o cigarro e o álcool - na peça, uma personagem fumava "porronca" (cigarro feito de palha) e "Catirina", fazia uso do cigarro na gravidez.
As crianças, professores e profissionais da saúde do bairro gostaram muito da peça e ficaram muito agradecidas. Neste ano é a segunda vez que esse grupo vem a nossa escola. Parabéns a todos os atores do Grupo! Desejamos vida longa ao TACS! 
Essa peça e a Mostra de Saúde ocorrida no dia 14/11 (Cf. Matéria), são ações conjuntas de nossa escola e da ESF-Sabiazal na execução do Programa Saúde nas Escolas.

Concurso de Redação Tartarugas do Delta leva ganhadores para Trilha do Cavalo Marinho


O projeto Tartarugas do Delta realizou na tarde do último dia 20 um passeio pedagógico à trilha do cavalo marinho, localizada na praia de Barra Grande, município de Cajueiro da Praia, como resultado do concurso de redação lançado no mês de agosto sobre a temática “Imagine que você é uma tartaruga marinha e que está ameaçada devido às mudanças do meio ambiente e ações do homem”; onde foram selecionadas as 20 melhores cartas.
Segundo a coordenadora de Educação Ambiental do projeto, Francinalda Rocha, neste concurso tivemos a participação de escolas dos quatro municípios litorâneos do Piauí. As escolas ganhadoras foram: Unidade Escola Henrique Sertão, Escola Municipal Joana Darc, E. M. Dom Paulo, de Ilha Grande do Piauí; U. E. Edson da Paz Cunha, E. M. Frei Anastácio, E. M. Dr. Samuel Santos, Colégio Apoio, Escola de Aplicação Francisco Correia, Colégio Diocesano, E. M. Mario José de Menezes (representada pelo aluno Raimundo Nonato Teles dos Santos Filho e seu Prof. Hermogenes Barros), E. M. Mons. Antônio Sampaio, pertencente ao município de Parnaíba; U. E. José Adrião, U. E. Florência do Nascimento de Cajueiro da Praia e U. E. Manoel Rodrigues Viera, localizada em Luís Correia.

sábado, 17 de novembro de 2012

Profissionais da Secretaria da Saúde e escola realizam "I Mostra de Saúde do Sabiazal"

Na manhã da última quarta-feira, 14, equipes de profissionais da saúde de nosso município vieram a nossa escola realizar palestras e apresentar vídeos e imagens no intuito de combater e prevenir o uso de drogas.
Agradecemos a Estratégia de Saúde da Família-ESF do bairro por proporcionar esse momento a nossos alunos e professores. Agradecemos também a presença de algumas mães à I Mostra de Saúde no Sabiazal.
Que todos sejamos multiplicadores dessa causa! Vamos curtir a vida! 
Diga NÃO às drogas!

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Escola entrega certificados e premia participantes da XV Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

Na manhã de hoje realizou-se uma solenidade para a entrega dos certificados aos 63 alunos participantes da 15ª edição da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica ocorrida em 11 de maio passado nas escolas cadastradas. 
Além da entrega dos certificados aos alunos das 4 séries do Ensino Fundamental, a escola condecorou  com medalhas de "Honra ao Mérito" os alunos que obtiveram melhores notas na OBA.
Os professores dessas turmas também receberam certificado de colaboração e a diretora da escola, Profa. Fátima Rocha.
A cerimônia foi belíssima e contou com a marcante presença da Banda Municipal Simplício Dias da Silva regida pelo maestro, Sr. Francisco de Assis Aguiar (Zullite). Essa foi a primeira que vieram à escola.
Componentes da Diretoria do Ensino Fundamental (Secretaria Municipal de Educação), as Profas. Maria Edilene e Cristiane prestigiaram a solenidade e deixaram suas palavras de incentivo aos alunos e professores.
Ao final da festa o cerimonialista, Prof. Hermerson Saulo (também professor-representante da OBA), agradeceu a presença de todos os presentes e daqueles que ajudaram na realização da cerimônia. Agradeceu-se a presença de 61, dos 63 alunos-olímpicos; as mães que compareceram; a Banda Municipal; ao fotógrafo oficial da Prefeitura de Parnaíba, Sr. Wanderlei Portela; e, a dedicação da Profa. Eldânia  (Ed. Infantil V) quanto à organização do nosso ambiente festivo e por ter providenciado tolhas junto à U. E. Edson da Paz Cunha, a quem também queremos agradecer esse gesto de solidariedade. À E. Mul. Mons. Antônio Sampaio agradecemos o empréstimo do microfone usado na cerimônia.
Como se ver, nosso estabelecimento apesar de contar com 18 anos de funcionamento ainda é carente em recursos materiais, entretanto nos últimos anos tem contado com excelentes profissionais o que enche a comunidade escolar de esperança por dias melhores! 
Faz-se votos para que no ano que vem mais alunos participem da OBA e, que num futuro próximo, o Brasil possa ter astrônomos ou astronautas vindos do Bairro Sabiazal onde está situada a escola.
Parabéns alunos participantes da XV OBA! Parabéns Professores pela dedicação!!

Queremos agradecer também a ajuda financeira das Profas. Tânia e Ivanete (formadoras do IQE), da nossa diretora, da supervisora pedagógica e do Prof. H. Saulo para a compra das 12 medalhas oferecidas aos alunos.

P.S.: O Portal do Ensino Fundamental da SEDUC Municipal noticiou o evento, confira AQUI e a SECOM Municipal também, acesse nota no site da Prefeitura de Parnaíba, AQUI.

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Aluno de nossa escola tem texto aprovado no Concurso de Redação do "Projeto Tartarugas do Delta"

A Comissão Ilha Ativa (Cia), por meio do projeto Tartarugas do Delta, divulga o resultado do Concurso de Redação lançado em agosto de 2012, onde participaram estudantes do 5° ao 6° ano, com redação sobre a temática “Imagine que você é uma tartaruga marinha e que está ameaçada devido às mudanças do meio ambiente e ações do homem” (gênero-carta).
As 20 cartas selecionadas ganharão um passeio pedagógico à trilha do Cavalo-Marinho, no município de Cajueiro da Praia (PI), que acontecerá no dia 20.11.2012, com direito a levar o professor que apoiou o estudante na elaboração da redação.

Os três primeiros classificados
Classificados
Série
Instituição
Cidade
1°. Natália Costa dos Santos
5° ano
E.M Henrique Sertão
Ilha Grande
1°. Darlen Emikaelle Amaral Alves Dias
6° ano
U.E. Edson da Paz Cunha
Parnaíba
2°. Marcos Antônio Andrade Campos
6° ano
E.M. Dom Paulo
Ilha Grande

Lista com os selecionados
Carlos Henrique A. da Silva
6° ano
E.M. Santa Joana D’arc
Ilha Grande
Cássio Gomes de Oliveira
6° ano
E.M. Dom Paulo
Ilha Grande
Darlen Emikaelle Amaral Alves Dias
6° ano
U.E. Edson da Paz Cunha
Parnaíba
Franciely Araujo de Menezes
5° ano
E.M. Frei Anastácio
Parnaíba
Gisele Karine de Carvalho Alves
5° ano
E.M Henrique Sertão
Ilha Grande
Gisele Santos da Penha
6° ano
U. E. José Adrião de Araujo
Cajueiro da Praia
Gleciane dos Santos Sousa
5° ano
U.E. Maria Florência do Nascimento
Cajueiro da Praia
Hévelyn Tairla Araujo Pereira
5° ano
E.M Dr. Samuel Santos
Parnaíba
Jaqueline Souza da Silva
5° ano
E.M. Dom Paulo
Parnaíba
José Caio Pinheiro Santos
6° ano
Colégio Apoio
Parnaíba
Lucas Daniel Silva dos Santos
5° ano
E. Aplicação Francisco Correia
Parnaíba
Maria Eduarda da Silva Machado
5° ano
E.M Dr. Samuel Santos
Parnaíba
Natália Costa dos Santos
5° ano
E.M Henrique Sertão
Ilha Grande
Marcos Antônio Andrade Campos
6° ano
E.M. Dom Paulo
Ilha Grande
Palloma Gomes da Silva
5° ano
Colégio Diocesano
Parnaíba
Raimundo Nonato Teles dos Santos Filho
5° ano
E.M. Mons. Mário José de Menezes
Parnaíba
Ryan Soares Duarte
5° ano
Escola de Aplicação Francisco Correia
Parnaíba
Sheila Lorrany Santos Silva
5° ano
E.M. Mons. Antonio Sampaio
Parnaíba
Vanessa Stephany Barros Carvalo
5° ano
U.E. Manoel Rodrigues. Vieira
Luís Correia
Vitória Lúcia de Araújo Correia
5º ano
U. E. José Adrião de Araújo
Cajueiro da Praia

ATENÇÃO!
Raimundo Nonato Teles dos Santos Filho
A Comissão organizadora do concurso de redação convoca a todos os responsáveis pelos os 20 estudantes selecionados para uma conversa dia 31 de outubro de 2012, as 16h30min, no escritório da Comissão Ilha Ativa – CIA.
Endereço: Hotel Delta, sala 207, 2º andar. Bairro Centro, Parnaíba-PI.

A Cia e o Projeto Tartarugas do Delta agradecem a todos os estudantes que participaram do concurso, às escolas e aos professores pelo apoio.

Nossos parabéns ao aluno Raimundo Nonato Teles dos Santos Filho e ao Prof. Hermogenes Barros pelo bom trabalho desenvolvido em nossa escola! Nossa Escola está de Parabéns!

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Convite para solenidade de entrega dos certificados aos participantes da XV OBA. Participe!

Convidamos toda comunidade parnaibana a participar da Solenidade de Entrega dos Certificados aos participantes da XV OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica) ocorrida no dia 12 maio. Nesta ocasião também, será entregue medalhas aos primeiros colocados na Olimpíada em nossa escola.

Data: Sexta-feira, 26 de outubro de 2012;

Local: Pátio de nossa escola;

Horário: às 8 horas.

Contamos com sua presença!


A Direção e os 
Professores organizadores.

P.S.: Nosso convite foi também publicado no Portal da Secretaria de Educação, confira AQUI.

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Caminhada marca a Festa das Crianças

Na manhã de ontem os alunos e professores caminharam pelas ruas do bairro a fim de homenagear todas as crianças pelo seu dia. O "Dia das Crianças" foi instituído pelo presidente Arthur Bernardes através Decreto 4.867/1924. 
Depois da caminhada, as criancinhas das turmas de Infantil IV e V (Profas. Adília e Eldânia) e do 1º/2º Ano  (Prof. H. Saulo) reuniram-se para assistir a uma "cineminha" com exibição de filmes. As crianças do 4º Ano (Prof. Venícius) participaram de um concurso de desenhos e os alunos do 3º/5º Ano confraternizaram-se com o Prof. Hermogenes.
Após o lanche, as crianças voltaram para casa e os professores ainda permaneceram na escola para confraternizarem-se por ocasião do próximo Dia dos Professores, 15 de outubro. Nosso agradecimentos às zeladoras belo gostoso lanche que fizeram e a nossa supervisora pedagógica pelo bolo ofertado aos professores!
Confira imagens de nossa festinha:

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Inicia em nossa escola o Programa Saúde nas Escolas

Na manhã de hoje uma equipe formada por enfermeira, técnica de enfermagem, técnica de saúde bucal e agentes comunitárias da saúde do Unidade de Saúde da Família do bairro Sabiazal iniciaram em nossa escola as atividades atinentes ao PSE (Programa Saúde nas Escolas), programa este que segundo o Ministério da Educação "tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino".
Ao final das atividades de pesagem, medições de pressão arterial e altura, os alunos merendaram e em seguida assistiram a uma apresentação teatral do TACS (Teatro dos Agentes Comunitárias de Saúde de Parnaíba).


No próximo mês a equipe de saúde retorna a nossa escola para continuar o trabalho de diagnóstico dos alunos.

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Parnaíba, 250 anos, por Fonseca Neto

Brasão da cidade de Parnaíba - Piauí.
Foi retirado da lápide mortuária de Simplício Dias da Silva 
que se encontra na Capela do Ssmo. Sacramento, 
na Catedral de Parnaíba. 
Apresenta três datas: 
1762 (Criação do Município/Vila), 
1844 (Emancipação política); 
1963 (oficialização dos símbolos municipais).
É a idade do município de Parnaíba, contada desde o dia em que o governador do Piauí iniciou as solenidades de sua instalação, emancipando-o politicamente em relação ao da Mocha, em ato havido na igreja matriz de Nossa Senhora do Carmo de Piracuruca, em 18 de agosto de 1762; original e oficialmente denominado São João da Parnaíba.
O chefe da Administração piauiense, alcaide-mor e coronel João Pereira Caldas – regiamente autorizado por El-Rei a criar oito municipalidades – faz dele o quinto município piauiense, após Mocha (1712-17), Parnaguá, Jerumenha e Campo Maior (este solenizado uma semana antes). 
Mas por que esse ato político tão decisivo da formação política do município de Parnaíba se deu em Piracuruca? Porque o critério utilizado pelo reino – executado pelo governo geral do Estado do Maranhão e Grão Pará – era o de aproveitar a estrutura preexistente da administração eclesiástica e as paroquialidades (freguesias) locais, princípio de governo já antes implantado, com vicararias coladas e da vara etc. A de Piracuruca fora criada por decreto régio de 20 de maio de 1741, provida de pároco em 1742 pelo próprio bispo, d. frei Manuel da Cruz, que a ela veio, então, em visitação pastoral. E certamente não havia outro prédio mais adequado para realizar o ato grandioso, senão a majestosa matriz carmelitana. 
Matriz de N. Sra. do Monte do Carmo (1743)
- Piracuruca-PI.
Muitas singularidades marcam a formação política e administrativa de Parnaíba, entre elas a de que foi o único desses municípios do tempo colonial cuja sede não ficou sendo a mesma da paróquia. O governador Caldas resolveu erguer a sede municipal – a vila – num sítio da freguesia de Piracuruca que estava o mais próximo possível do Oceano, de nome Testa Branca. A ideia não vingou e foi definitivamente assentada com seu núcleo na zona ribeirinha do Igaraçu, derredor do Porto das Barcas (ou “Barcos”), lugar povoado por gente não indígena desde as primeiras décadas do Setecentos. Gente católica, mariana, diga-se, pois cedo ergueu igrejas-templo a Maria, nas invocações do Montserrat, e de Nazaré. 
Ermida de N. Sra. do Mont Serrat,
em Parnaíba (1711).
O que também singulariza esse velho município em face dos demais, organizados nos sertões de dentro, é ter sua cabeça quase à praia atlântica e seu corpo enorme em campos de criar, subindo às terras do hoje Piripiri, Esperantina, Pedro II e, claro, Piracuruca, que foi conservada como sede-matriz paroquial até 1801-05, quando separada a primeira freguesia da sede municipal parnaibana, com o orago de N. S. [Mãe da Divina] da Graça. 
Catedral de N. Sra. Mãe da Divina Graça -
Parnaíba-PI
A criação desses municípios em 1761-62 obedeceu ao plano mais geral do governo português do rei José I e sob Sebastião de Melo, o conde de Oeiras, depois marquês de Pombal. Plano esse que racionalizou a administração dos territórios e povos colonizados, em especial com medidas concernentes ao desenvolvimento da atividade mercantil. No caso de Parnaíba, antes da chegada de Pereira Caldas e do decreto de sua autonomia, a povoação já se encontrava – por seus empreendedores – com certo grau de articulação comercial com a velha capital do Estado, São Luís, inserindo-se a emancipação política de 1762 no escopo mais geral dos impactos da ação da Companhia Geral do Grão-Pará e Maranhão, criada em 1755. O que também ajuda explicar seu protagonismo nas ideias liberais do século seguinte.
Divisão política da Capitania de S. José do Piauí.
(século XVIII)
Fonte: DELBONI & STORACE, 2012, p.85
Pelourinho, em Portugal.
Fonte: Wikipedia.
Hoje, 26 de agosto, quando escrevo esta nota, são completados exatos 250 anos da posse do primeiro governante municipal de Parnaíba, o juiz ordinário Diogo A. Ferreira, na qualidade de presidente da Câmara e do levantamento do pelourinho, símbolo da autoridade municipal então constituída. Tudo assistido pelo sobredito governador e pelas mais altas autoridades da capitania e moradores locais de grosso trato. E assim completadas as solenidades inaugurais e selada a municipalidade. Até José H. C. Branco, sua predecessão tem dezenas de governantes, entre juízes-presidentes da Câmara (até 1890), intendentes (até 1930) e prefeitos. 
Notável como feitoria litorânea negociando carnes, entre salgas e couramas, Parnaíba constitui um símbolo perfeito do Piauí histórico: o boi criado nas profundezas dos sertões passando ao mar grande das indústrias do mundão.

Fonseca Neto, presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Piauí e professor da UFPI.

FONTE: Jornal da Parnaíba.

Editado por: Prof. Hermerson Saulo.

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Escola realiza gincana cultural

Para comemorar o Dia do Estudante (11 de agosto) e o aniversário de nossa querida cidade (14 de agosto) a comunidade escolar realizou na manhã dessa sexta-feira, 24, uma gincana: "PARNAÍBA, NOSSA TERRA".
Antes de a gincana começar o Prof. Hermerson Saulo fez um momento de revisão dos 250 anos da Vila de S. João da Parnaíba e dos 168 anos de emancipação política de Parnaíba através dos símbolos municipais - Brasão, Selo, Hino e Bandeira (instituídos em 1963 e 1964) - isso já visando a prova do "Questionário" sobre nossa cidade.
A gincana começou com a competição do "Hino de Parnaíba" - todos deveriam cantá-lo sem errar a ordem e pronúncia de palavras - essa prova envolveu alunos do 2º ao 5º Ano. A 2ª prova consistiu num questionário sobre a história e a geografia de nossa cidade - alunos do 4º e 5º Ano participaram. A 3ª prova foi a montagem de um quebra-cabeça de um ponto turístico de Parnaíba: Praia da Pedra do Sal - aluninhos do Infantil V e 1º Ano foi quem montaram. A 4ª e última prova foi a exposição de painéis sobre pontos turísticos de nossa cidade - as produções de cada turma (Educação Infantil e E. Fundamental) foram maravilhosas.
Ao final da gincana alunos da turma do Prof. Hermogenes e da Profa. Valdiana, apresentaram uma linda coreografia de uma música sobre a Lenda da Carnaúba.
Nossa gincana foi maravilhosa. Parabéns professores e alunos pelo belíssimo momento privilegiado de aprendizagem!
Nossos agradecimentos ao ex-aluno Lucas por ter auxiliado nossos alunos na coreografia. Agradecemos também a presença de algumas às mães no evento.

Quer conhecer os símbolos de nosso município?

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Infantil V realiza Feira das Vitaminas

No intuito de os alunos fixarem melhor o conteúdo sobre as propriedades e utilidade das frutas, a Profa. Eldânia e seus aluninhos da turma de Educação Infantil V no término das aulas da manhã de hoje, realizaram para os professores e mães presentes uma "Feira de Vitaminas".
Cada aluninho falou sobre uma fruta, as vitaminas encontradas nas mesmas e sua utilidade na digestão. No final da "feira", eles serviram a cada presente uma deliciosa salada de frutas!

Os alunos arrasaram! Parabéns!
Nossos parabéns também à Profa. Eldânia pela iniciativa!

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Utilidade Pública: Prefeitura dá nomes a Ruas em diversos bairros de Parnaíba


No 5 de junho o Prefeito Municipal José Hamilton Furtado Castello Branco sancionou a Lei nº. 2.700/2012 que “Dispõe sobre denominações de logradouros e dá outras providências”.

Ruas de vários bairros sofreram mudanças, inclusive o nosso Bairro Sabiazal. No Conj. Broder Ville (Bairro Primavera), como no bairro Sabiazal, cada rua recebeu denominação.
Essa escola, então, aproveita este meio eletrônico para colocar a comunidade local a par destas mudanças!
Confira um trecho da lei, encontrada no Diário Oficial do Município de Parnaíba (DOM) de quarta-feira, 06 de Junho de 2012 (Ano XIV - n° 1017, para baixá-lo, acessAQUI.)
ESTADO DO PIAUÍ
PREFEITURA MUNICIPAL DE PARNAÍBA
GABINETE DO PREFEITO

LEI Nº. 2.700, DE 05 DE JUNHO DE 2012.

Dispõe sobre denominações de logradouros e dá outras providências.

O PREFEITO MUNICIPAL DE PARNAÍBA, Estado do Piauí, no uso de suas atribuições legais que lhe confere o art. 77, inciso II da Lei Orgânica do Município de Parnaíba,
CONSIDERANDO a necessidade de se proceder a denominação de ruas que ainda permanecem sem a devida nomenclatura;
CONSIDERANDO o esforço de cidadãos, de lideranças do Instituto Histórico Geográfico e Genealógico de Parnaíba, de membros Academia Parnaibana de Letras, e do Grupo de Trabalhos formado por membros do Legislativo Municipal e de servidores desta municipalidade;
CONSIDERANDO o valor da pesquisa a respeito dos homenageados e a contribuição de cada um deles para o desenvolvimento de nossa Cidade,
Faço saber que a Câmara Municipal aprovou e eu sanciono a seguinte Lei:

Art. 1. Fica denominada Avenida Evandro Lins e Silva, o trecho da BR-343 compreendido entre o Balão da Cooperativa Delta (confluência das Avenidas Dep. Pinheiro Machado e José de Moraes Correia), até o limite da Zona Urbana do Município.

BAIRRO SABIAZAL

Art. 156. Fica denominada Rua Gerardo Magela Pires dos Santos, a atual via Rua Principal, com início na atual Rua 01, e final na faixa de domínio da linha férrea, localizada no Bairro Sabiazal, neste município.
Art. 157. Fica denominada Rua Joana Maria da Conceição, a atual via Rua 1 (UM), com início na proposta Rua Gerardo Magela Pires dos Santos, e final na Rua Raimundo Veras Ferreira, localizada no Bairro Sabiazal, neste município.
Art. 158. Fica denominada Rua Maquinista João Pretinho, atual via Rua 2, com início na proposta Rua Gerardo Magela Pires dos Santos, e final sem saída, localizada no Bairro Sabiazal, neste município.
Art. 159. Fica denominada Rua Professora Maria das Dores Araújo Silva, a atual via Rua 3 [Rua da ESCOLA Mul. Mons. MÁRIO José de MENEZES], com início na proposta Rua Gerardo Magela Pires dos Santos, e final na Rua Raimundo Veras Ferreira, localizada no Bairro Sabiazal, neste município.
Art. 160. Fica denominada Rua Maquinista Cícero Pedrosa, a atual via Rua 4, com início na proposta Rua Gerardo Magela Pires dos Santos, e final na Rua Raimundo Veras Ferreira, localizada no Bairro Sabiazal, neste município.
Art. 161. Fica denominada Rua Maquinista Pedro Vitalino, a atual via Rua 5, com início na proposta Rua Gerardo Magela Pires dos Santos, e final na Rua Raimundo Veras Ferreira, localizada no Bairro Sabiazal, neste município.
Art. 162. Fica denominada Rua Mestre Júlio Vitalino, a atual via Rua 6, com início na proposta Rua Gerardo Magela Pires dos Santos, e final na Rua Raimundo Veras Ferreira, localizada no Bairro Sabiazal, neste município.
Art. 163. Fica denominada Rua Francisco das Chagas Marinho, a atual via Rua 7, com início na proposta Rua Gerardo Magela Pires dos Santos, e final na Rua Raimundo Veras Ferreira, localizada no Bairro Sabiazal, neste município.
Art. 164. Fica denominada Rua Ferroviário Raimundo Candeira, a atual via Rua 8, com início na proposta Rua Gerardo Magela Pires dos Santos, e final na Rua Raimundo Veras Ferreira, localizada no Bairro Sabiazal, neste município.
Art. 165. Fica denominada Rua Ferroviário Francisco Albuquerque, a atual via Rua 9, com início na proposta Rua Gerardo Magela Pires dos Santos, e final na Rua Raimundo Veras Ferreira, localizada no Bairro Sabiazal, neste município. (DOM, p.4) 

CEPs do Bairro Sabiazal

Escola realiza Arraiá -2012

No final da tarde desse dia de São Pedro, apóstolo, nossa escola realizou o seu tradicional arraial junino.
Alunos de várias turmas desde o começo de junho sob a orientação do Prof. Hermógenes e dos amigos da comunidade: Lucas e Chaguinha ensaiaram, ensaiaram e apresentaram hoje uma belíssima coreografia à comunidade escolar! 
Muitos familiares prestigiaram o evento. Agradecemos a presença!
Ao final serviu-se um delicioso lanche, mugunzá e pipoca, preparado pelas nossas zeladoras "Dora" e Ana Cláudia e com a ajuda de uma mãe, a Sra. "Zeuda".
A festa foi belíssima! Parabéns, crianças!
Que venha o próximo S. João, quer dizer, o próximo São Pedro! rsrs
Confira imagens de nosso arraiá:

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Escolha dos livros didáticos de 2013 - 2015


Profa. Cristiane abrindo o momento de
debate para a escolha dos livros didáticos.
Foto: Prof. H. Saulo
Nesta semana, de 11 a 14 de junho, no período da manhã (das 8 às 11h), no auditório da Secretaria Municipal de Educação, reuniram-se professores-representantes das escolas urbanas e de escolas rurais (com mais de 100 alunos) da rede municipal de ensino e técnicos da Secretaria, para democraticamente, elegerem os livros que nossas escolas devem solicitar no site do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) no período de 15 de junho à 1º de julho. 
Cada escola fez uma pré-seleção nas semanas anteriores e enviaram seus representantes e na plenária alguns professores fizeram defesas de livros que julgavam ter boas propostas para nossos alunos e assim, em seguida, se procedia à eleição dos livros. Foi um processo de escolha bem amistoso! 
Espera-se que as escolas adotem os mesmos livros a fim de que numa eventual necessidade (falta de livros, aumento de matrícula no ano seguinte etc.) possa haver remanejamento de livros entre as escolas da rede.
Parabéns a todos os professores presentes na escolha do livro e aos profissionais da Secretaria de Educação: professoras Cristiane, Edilene, Milena, Dulcilene, Tânia e demais técnicos pela excelente condução do processo de seleção dos livros de PNLD (Programa Nacional do Livro Didático)-Ensino Fundamental - Anos Iniciais 2013-2015. 
Escolas rurais, segundo informações do site do FNDE farão sua seleção apenas em outubro, pois pela primeira vez irá acontecer o PNLD-Campo. 
Para mais informações, consulte o site do FNDE (AQUI) e o Portal do Ensino Fundamental (BLOG) da Secretaria Municipal de Educação/Parnaíba. 
O Prof. H. Saulo (do 1º e 2º Ano) representou nossa escola em todos os dias.


P.S.: Na próxima semana postaremos mais imagens!!

SINTE-PI divulga tabela de reajuste salarial para Parnaíba

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica Pública do Piauí (SINTE/PI), núcleo de Parnaíba, divulgou hoje, em seu blog, uma tabela com proposta para aumento (reajuste) de salário dos professores da rede pública municipal de Parnaíba. 
Essa proposta precisa ainda ser analisada e votada pelos vereadores. Caso aprovada, será criada uma lei a ser assinada pelo senhor prefeito municipal.

TABELA SALARIAL DO MUNICÍPIO DE PARNAÍBA-2012

CARGO/ CLASSE
JORNADA
DE TRABALHO

NÍVEL OU REFERÊNCIA SALARIAL
I
II
III
IV
V
VI
VII
VIII
CLASSE “A”
MÉDIO
20 H
760,81
829,29
903,92
985,27
1.073,94
1.170,60
1.275,95
1.390,79
40 H
1.451,00
1.581,59
1.723,93
1.879,08
2.048,20
2.232,54
2.433,47
2.652,48
CLASSE “B”
LICENCIADO
20 H
836,89
912,21
994,31
1.083,80
1.181,34
1.287,66
1.403,55
1.529,87
40 H
1.596,10
1.739,75
1.896,33
2.067,00
2.253,02
2.455,80
2.676,82
2.917,73
CLASSE “C”
ESPECIALISTA
20 H
970,47
1.057,81
1.153,01
1.256,79
1.369,90
1.493,19
1.627,57
1.774,06
40 H
1.710,22
1.864,14
2.031,91
2.214,78
2.414,11
2.631,38
2.868,21
3.126,35
CLASSE “D”
MESTRE
20 H
1.020,45
1.112,29
1.212,40
1.321,51
1.440,45
1.570,09
1.711,40
1.865,42
40 H
1.798,30
1.960,15
2.136,56
2.328,85
2.538,45
2.766,91
3.015,93
3.287,36
CLASSE “E”
DOUTOR
20 H
1.062,80
1.158,45
1.262,71
1.376,36
1.500,23
1.635,25
1.782,42
1.942,84
40 H
1.872,93
2.041,49
2.222,23
2.425,50
2.643,79
2.881,73
3.141,09
3.423,79

Fonte: Sinte-PI/Parnaíba. Edição: Prof. H. Saulo
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...